domingo, 9 de janeiro de 2011

Projeto Tupi em testes.

A Lc desde o começo de suas operações idealizou um carro que fosse prático e barato,com essa idéia nasceu em 2005 o projeto Tupi, que previa um Bird muito simples com preço atraente, mais o modelo não passou em clinicas de produto e a engenharia não encontra-rá um motor para o modelo,depois foi a vez do anuncio do Nano, teria apenas os logo da Lc e nome diferente Tupi,veja as fotos deste pré-série :




Foi nesta época que surgiu o motor 1.016v Ecoforce que hoje equipa Bird e Line,eis que tudo parecia certo para a chegada do Nano a Brasileira,porém a montagem em regime CKD[ as peças vinham da india,eram montadas aqui e recebiam o motor 1.016v], seria o calcanhar de Aquiles do modelo no Brasil,seu preço que na época falava-se em 10.900R$ pularia para 19.590R$ mesmo preço de um Bird de entrada,assim o projeto em partes morreu,mais nascia então um nano abrasileirado,a Base seria dele, mais o desenho e a montagem brasileira, o motor traseiro morreria neste projeto e passaria a ser quase que central, sob os bancos diantairos,assim no Ano passado surgiu para o teste de publico no salão de São Paulo o Tupi :

O modelo quadrado ao extremo, feito para se utilizar o máximo possível de espaço no curto espaço de entre-eixos,desenho simples, sem muitas curvas ou siluetas definidas na lataria,por dentro apenas imobilizador eletronico,ventilador de 4 velocidades e travas elétricas, câmbio de 5 marchas opcional e motor 1.08v de 57-59cv, o preço não passaria de 18.990R$ com o carro mais equipado e o preço basico de 16.990R$,mesmo assim o publico não aceitou o carro, mesmo pelo preço e a clinica ainda ajudou a Lc para essa nova etapa.
Eis que o projeto derivado do Tata Nano morre oficialmente logo após o salão de São Paulo,porém meses após o salão surge a LCM, e a Lc deu vida, novamente ao seu Low-cost car, desta vez a mira foi no recém lançado CM potato:
Agora a Lc já conseguiu seu primeiro sim, o departamento financeiro aprovou o projeto, mais engavetou um SUV e um Sedan maior que o Duo,agora a Fábrica faz clinicas com compradores em potencial, que aprovaram o design,e parte mecânica um 1.08v e um 1.016v, abrindo brecha para um 0.9 de tres cilindros e turbo,apesar deste motor ser mais caro para ser produzido, do que o 1.08v que usa o mesmo bloco do 16v, além disso as clinicas estão ajudando a definir o que será de fábrica e o que será opcional, o certo é que pelo menos Airbags duplos sejam de série, e apartir de 2013 ABS também,o projeto LCM-TUPI, deve chegar as ruas ainda este ano, no segundo semestre,enquanto isso a Lc roda com os modelos camuflados,outra novidade os projetos LCM-036/metropoly, estão com processo adiantado, pelo menos dentro da Lc, onde os crach testes ja são feitos das carrocerias pré-series.

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