terça-feira, 25 de janeiro de 2011

História Lc compact

1ª Geração 2005-2008
 Compact Hatch, usava a mesma base do VW Gol
 Versão Sedan primava por mais atenção no Design
 A Grandcompact tinha estilo mais ousado que a irmã Parati.
Com uma boa dose de mudanças a SuperCargo,nem lembrava uma saveiro.

A primeira geração chegou 5 anos após o nascimento da Lc motors,antes apenas Duo e Cupê faziam parte do portfolio da empresa,o Compact veio ao mundo em dezembro de 2004, com a base do Volkswagen Gol G4, o motor AP-600 , o velho conhecido 1.6Mi , flez e com novo nome 1.6Si tinha 96cv com entanol,o modelo chegou com uma familia completa,incluindo o sedan que o Gol não ganhou,além deste motor era oferecido ainda com a primeira versão do 1.3Ecotorq que tinha 84-85cv e o primeiro 1.8Ecotorq de 133-135cv, ambos oito valvulas, o modelo chegou nas versões Basic,Five e Super BR, o modelo permaneceu no mercado até novembro de 2007 foi quando surgiu o novo Compact.

2ª Geração

 A plataforma agora é própria LC-B327
 modelo chegou com direito a versão Aventureira
 E versão duas portas
 o sedan ficou mais harmonioso
 A grandcompact de perua a Sportvan,mesmo conceito da Spacefox
a supercargo continua em produção com o motor 1.38v em seu lugar surge a Compact-Up,apesar de varias novidades dentre elas cabine estendida o modelo foi fracasso em vendas.

A segunda geração chega mais independente,porém o motor 1.6VW virou 1.616v Fiat, sim o modelo veio da Fiatpowertecnologies a FPT, além deles ainda eram oferecidos o 1.88v Ecotorq e uma opção 8v do 1.6 para o duas portas, nesta geração ainda surgiu o modelo EXT, hoje TGi, o motor era um 1.316v i-VETEC Turbo de 155cv, que fazia o compact voar baixo, as versões no inicio eram as mesmas da primeira geração, mais mudaram para LX,EX e EXL nos ultimos meses de vida.

3ª Geração [atual]

 Versão 3 portas permaneceu, agora com motor 1.316v
 versão 4 portas com motor 1.68 e 16v
 Versão Sunny,agora com estilo mais limpo.
 TGi, agora com 167cv, e muita eletrônica a bordo.
 Versão Sedan , mesmas versões e motores do hatch
 perua oferece motor 1.816v de 140cv
e versão aventureira Sunny, pela primeira vez a perua ganha uma versão Off.

A recém lançada 3ª geração chegou com nova base a mesma do Blekal Rust,porém o estilo nem de longe lembra o primo Rust,o modelo chegou com as mesmas versões da 2ª geração EX e EXL e Sunny a EXT dá lugar a TGi, os motores são 1.68v e 1.616v ECO, a aliança com a FPT terminou ja com a segunda geração, alem dos 1.6 o modelo oferece o 1.316v ECO para o duas portas e 1.816v para os Sunny , além do 1.616v TGi , a terceira geração deve permanecer no mercado até 2013, quando ganha um Face-lift

Curiosidades:

 CrossRoad e Yity de segunda geração dividiam a mesma plataforma que era a mesma do Compact.














 Compact City e Supercargo City e Off, o sedan deixou de ser fábricado após a chegada do motor 1.016v Ecoforce ao Bird Turing, mais o que ninguem sabe é que a Supercargo ainda consta no catalogo da marca, em dezembro foram 855und,porém este ano ela deve morres definitivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário