quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Os problemas de um país de 3° mundo (crônica da semana)

Durante a Ditadura Militar no Brasil, em que nossos portos estiveram fechados para os importados, o Brasil viveu um período negro para o mundo automotivo, sem poder importar modelos e tecnologias, as montadoras se viam obrigadas a vender verdadeiras "carroças" como disse o emblemático presidente Collor, para ocupar a lacuna dos importados o mercado era inundado por réplicas, como os modelos da Envemo, Sulam, os carros de Gurgel, Puma, tínhamos marcas nacionais, depois o Brasil sofreu com a concorrência de outros países, como o México e sua mão de obra barata, com isso vários projetos migraram para lá, hoje no Brasil as multinacionais abusam da boa vontade e montam no país modelos barateados e sucateados para 3° mundo, do México e com preços muito atraentes temos a opção de carros Globais, modernos, e equipados a preços atraentes, basta olhar o sucesso March e Versa, ou o Jetta e Fusion, depois os Chineses e Coreanos, que contaram com o câmbio mais baixo, nos mostraram carros com custoxbeneficios ótimos, e é claro cutucaram as 4 grandes montadoras nacionais, o i30 mostrou que o público queria um hatch médio moderno e bem equipado, e no ano passado uma noticia ao estilo Ditadura mudou o nosso cenário automotor, as alíquotas de IPI passaram de 7% e 21% se não me engano, para taxas de 35 a 55%, fora os 35% de impostos de importação, em resumo os importados foram barrados para a festa do mercado nacional e o Brasileiro, está prestes a ver o mercado ser novamente inundado por modelos, sucateados para 3° mundo, verdadeiras carroças, agora é a vez do México ser barrado nesta história, ao invés de fecharmos o mercado, temos que tornar nosso país uma opção mais segura para investimentos de novas marcas, o México se tornou mais atraente por isso, o Brasil se tornou o país de projetos locais : Fiesta Rocam, Ford Ka, Celta, Agile, Gol, Fox, Kombi, Uno, Palio, Idea, 207, Clio, Sandero, Logan ... todos desta lista compactos, que deveriam ser baratos, mais são caros, inseguros e de uma qualidade técnica que usa de motores mais antiguados que os próprios projetos, muitos vão dizer, mais o Gol é moderno, na plataforma quem sabe, mais utilizando o motor EA da Audi dos anos 70 não é lá muito moderno, tem coisas que existem apenas no Brasil, em 2013, se ainda estivermos vivos, aguardem a volta de Envemos, Sulam e outras transformadoras, afinal de contas, o Brasil será um país de "carroças" afinal de contas projetos como o Novo Golf VII será montado no México, e com esse aumento de alíquota fica difícil ver a Volks vender um Golf mais caro que o Golfeio 4,5 já é, é mais fácil matar o modelo e rechear ainda mais o polo 2.0, no Brasil a politica sempre repete os erros do passado, e viva nosso Governo, Pão e Circo, Bobagens na TV, e Bolsa Família, é tudo que precisamos para iludir o povo.

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