o cupê na versão GTI.
O sedam recordando o velho passat iraque.
E se aqueles velhos conhecidos do Brasil retornassem,foi pensando nisso que essa semana apresento á vocês essa série "Velhos Renovados" com desenhos meus e alguns de blogs parceiros,começo com o volkswagen passat,foi o 1° volks com motor a água vendido no Brasil,pra quem lembra o passat era um hatch com estilo de cupê,tinha duas portas,ainda havia a versão 4 portas chamada passat Iraque era o modelo feito aqui e exportado para o Iraque e que fez pouco sucesso,na década de 90 o passat foi trocado pela produção do Santana e passou a vir da Alemanha importado,caro e sedam sem lembrar mais o modelo anterior,atualmente o passat é vendido no Brasil vem da Alemanha com motores 2.0 turbo e 3.0V6 na versão sedam e variant alem do passat CC.
Depois dessa introdução vamos as apresentações, esses ai de cima seriam o novo passat,com o mesmo estilo cupê e duas portas do primeiro,com motores 2.0 flex e
2.5 20v do jetta, nas versões sportiline,comfortiline e GT no 2.0 e sportiline,GT e GTI no 2.5,mas como o mercado brasileiro absorveu a cultura das 4 portas resolvi fazer um sedan que tambem poderia ser vendido na europa com os motores 2.0 turbo e 3.0 V6,aqui no Brasil os motores seriam os mesmos do cupê,pra se diferenciar do cupê o nome seria passat Tour,as versões seriam comfortiline,highline e griffi(top) no 2.0 e highline,plus e griffi no 2.5.
Relembrando:
O passat chegou no Brasil na década de 70 trazendo um motor a água,uma heresia? não era a tecnologia e modernidade chegando aos modelos da marca no Brasil que até então tinha como sinonimo de resistencia os motores a ar de fusca,brasilia,variant,kombi etc.
A segunda geração alemã estreiou em 1980 na europa com caroceria hatch,perua e sedan, a perua e o sedan vieram como santana e santana quantum.
As tres primeiras gerações do passat alemão: a primeira o fastback vermelho a segunda a perua passat variant marrom( aqui vendida como santana quantum) e a terceira um sedan( modelo azul importado para o Brasil em 93 como passat).
Em 75 a volks apresentava no Brasil o passat 4 portas,nas versões basicas como esta da foto e na LSE, essa com 4 farois,ar condicionado e o motor 1.6 do TS( a básica tinha um 1.5).Em 79 a volks renovou o médio, as mudanças foram farois retangulares moda da época e ponteiras de plastico nos paráchoques,nessa época o passat já não era o médio mais moderno do mercado a ford lançava em 78 o novo corcel II maior e mais moderno que o I e em alguns quesitos melhor que o volks, alem do corcel o volks disputava com o velho dodge 1800 que não fez muito sucesso, a crysler não trouxe um carro adapitado pra realidade do Brasil o que manchou o doginho no país,na tentativa de corrigir o erro o 1800 foi rebatizado de Polara mas já era tarde,passat e corcel dominavam o seguimento.
Em 75 a volks apresentava no Brasil o passat 4 portas,nas versões basicas como esta da foto e na LSE, essa com 4 farois,ar condicionado e o motor 1.6 do TS( a básica tinha um 1.5).Em 79 a volks renovou o médio, as mudanças foram farois retangulares moda da época e ponteiras de plastico nos paráchoques,nessa época o passat já não era o médio mais moderno do mercado a ford lançava em 78 o novo corcel II maior e mais moderno que o I e em alguns quesitos melhor que o volks, alem do corcel o volks disputava com o velho dodge 1800 que não fez muito sucesso, a crysler não trouxe um carro adapitado pra realidade do Brasil o que manchou o doginho no país,na tentativa de corrigir o erro o 1800 foi rebatizado de Polara mas já era tarde,passat e corcel dominavam o seguimento.
com a chegada do bem amado monza era hora de mudar, o peso da idade caia sobre o volks, em 83 a terceira mudança no passat brasileiro,como na primeira geração a versão sedan não existia, combater o sedan do monza foi complicado,por isso a segunda geração chegou ao país em 84 feito aqui com o nome de Santana era o passat sedan vendido na europa desde 80.
Em 85 a ultima mudança o chamado passat pointer,com motores 1.8 e 1.6,chegava com pachoques envolventes e painel inspirado no Santana além da chegada do câmbio de 5 marchas.Em 88 o passat deu adeus ao mercado,o primeiro volks a água é descontinuado no Brasil. a Quarta e a quinta geração passaram a ser importadas apartir de 94 convivendo com o santana(passat de segunda geração).
HOJE:
Passat Variant 2009
Passat CC
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